CORTESIA E INTIMIDADE

O relacionamento humano tende a criar problemas quando se confundem “cortesia” e “intimidade”.
Todos merecem “cortesia”, mas, poucos são dignos de “intimidade”.
Mesmo quando somos sinceros em relacionar, desejando que o melhor que desfrutamos o seja também por outrem, é possível equivocar.
Nem tudo o que oferecemos de melhor é retribuído com igualdade.
Existe até caso em que pessoas de má índole utilizam contra nós o que lhes foi revelado ou oferecido em plena boa fé.
Devemos viver para a prática do bem, não há dúvida e isso implica cortesia, mas, necessariamente, tal condição não precisa ensejar uma abertura que possa prejudicar-nos.
Por melhor que seja a semente se lançada sobre a pedra dificilmente germinará; assim, também, por melhor que seja a nossa intenção, por mais esforço que possamos despender no intuito de sermos agradáveis pouco ou nada disso adiantará quando a qualidade da pessoa a quem atribuímos tais sentimentos não enseja reciprocidade.
Se até ato de mera “cortesia” enseja ser interpretado como “assédio”, criando situações embaraçosas que se dizer de manifestações de intimidade?
Coisas que julgamos “certas” podem ser vistas como “erradas” por terceiros ou até maliciosamente utilizadas.
Intenções boas nem sempre possuem bom julgamento e facultam às vezes até servir de argumentos contrários a nós, utilizados deturpadamente por pessoas de “má fé”.
Como o que forma o nosso mundo particular depende de nossa “consciência” e como esta é peculiar, melhor será que nos mantenhamos “reservados” em relação a particularidades.
As pessoas de “boa fé” são as que geralmente mais confundem em suas convivências “cortesia” com “intimidade” e julgando praticarem o bem acabam por ensejar o mal contra si mesmas.
Isso por que se doam além dos limites do razoável, permitindo desvelar tudo o que possuem na mente.
Na realidade seria o ideal que pudéssemos ter como “intimas” todas as pessoas com as quais convivemos, mas, isso, na prática, é impossível.
O que em verdade denominamos como “semelhante” tal coisa em sentido absoluto não é.
A convivência com cortesia é recomendável, benéfica em seus limites, mas, a intimidade deve ser tratada com muitas restrições.
Nosso íntimo é algo tão sagrado que não devemos profaná-lo abrindo as portas de nosso templo interno a todos com os quais nos relacionamos, mas, apenas a quem realmente se tenha feito digno de nossa confiança.
Isso não implica manter distância com o nosso próximo, mas, apenas reservas que representam um respeito para conosco mesmo.
Se não nos respeitamos não podemos esperar que alguém possa vir a respeitar-nos.
Tal cuidado deve começar pelo resguardo em nossas atitudes para que não venham as mesmas a ser objeto de má utilização.
É prática eficaz no relacionamento ser aberto, mas, por analogia se pode evocar que as melhores portas possuem fechaduras, essas que em certas horas visam a evitar invasões gravosas.

Por Antônio Lopes de Sá.

Vergonha!






Por hoje eu só queria dizer que tenho vergonha de pertencer a espécie homo sapiens. Acho que nos anais deste universo nunca se viu tanta cretinice e maldade.( e a cretinice e maldade não é “privilégio” desses tempos modernos.Quem conhece história sabe bem)

Ontem, no canal Animal Planet eu assisti novamente a um filme “ Na montanha dos gorilas” (conta a luta da antropóloga Dian Fossey para preservar uma espécie de gorilas) ...e a gente percebe como o homem é medonho, apenas para ter a mão de um gorila sobre a mesa para lhe servir de cinzeiro ... Existem pessoas que ainda pagam por isso, pagam para ter penduradas em suas casas cabeças de gorilas e etc... Há aqueles que matam por prazer... Dizem ser por esporte. Assim como as madames não abrem mão do casaco de pele de Ursos e por aí vai.Não, eu não sou perfeito, mas cretino a esse ponto também não sou.Hoje, no Domingo Espetacular uma equipe de biólogos deslocavam gorilas de seu habitat para outros, para fugirem das garras dos homens “pensantes”...

E a cada dia que passa vemos os animais darem exemplo de amor. Nesse mesmo programa que hoje assisti, vi um esquilo protegendo o corpo de seu companheiro que havia sido atropelado. Ele lutava desesperado contra os abutres que ali chegavam para possuir o corpo já abatido. Semana passada foi um cão Pastor alemão que salvara a vida de seu dono , onde correu Kilômetros para acionar ajuda e conseguiu chamar a atenção de um carro policial e os conduziu inteligentemente até o local do incêndio ... São tantas demonstrações de amor... de Lealdade.

Em contrapartida as religiões pregam as artimanhas de Satanás que levam às pessoas para caminho do inferno, sem volta. Eu já tive medo de Satanás quando me deixava acreditar nessa possibilidade, nessa historinha pra lá de mal contada. Mas creio eu, Satanás deve ter perdido seu posto e seus assessores o emprego, pois o homem, a minha espécie , é o que há de pior na existência desse canto universal que eu julgo conhecer. Aliás, Satanás deve estar perplexo, pois, jamais imaginou que pudesse ser superado em sua tirania. Mas o homem pode tantas coisas más que até Satanás duvida.

Juro que tenho mesmo vergonha de pertencer a esta espécie. São esses políticos inescrupulosos que fazem e acontecem todos os dias na nossa cara e continuarão a fazer. Sistema público que vai do executivo ao judiciário com emprego de favores e tráfico de influências. São nações corruptas que enterram seus pobres vivos; mulheres açoitadas em detrimento da imoralidade masculina, sem qualquer direito, tratadas como mera propriedade de pior valor...
São homossexuais tendo que deixar suas terras para fugirem do preconceito e ódio que lhes querem imputar a pena de morte...
São autoridades que deveriam dar exemplos , mas praticam todo tipo de tortura contra pessoas indefesas, crianças e idosos. Vemos passivamente a violência tomar conta de nossas vidas e tudo parece normal... Claro, vivemos no mundo da maldade e dos perversos... Vai ver nós, as pessoas de bem, é que estamos no lugar errado.

Gostaria tanto que um super meteoro estivesse a caminho da Terra com prazo para colisão de 05 anos. Quem sabe assim, nós, cretinos, deixaríamos para trás de uma vez por todas coisas tão pequenas e também coisas tão graves e nos uníssemos em prol de todos.

Às vezes, parece que vou cedendo ao meu fio de esperança... Quero acreditar que tudo pode mudar... Tomara que de fato estejamos vivendo essa última meia hora de nosso planeta que nosso amado amigo e mestre Jesus nos falou. Momento pra se decidir de que lado a gente quer estar. Penso que se assim for, os que ficarem na Terra terão muito a construir e modificar, pois, o Universo também seu tempo e o tempo visto “do lado de lá” é um piscar de olhos.Que assim seja, que chegue logo o tempo da transformação, pois tenho medo de perder meu fio de esperança , aquele fio que pra muitas pessoas se chama fé.

Feliz 2024!!!

  O exemplo do vídeo acima, é isso que te desejo pra 2024. Que a gente não esconda a saudade! Que a verdade prevaleça! Que os bons sen...