Terra Santa - parte III

Nazaré.

No dia anterior  havíamos visitado rapidamente uma loja de artigos religiosos no centro de Nazaré. Era uma prévia “real” da visitação à cidade que eu tanto aguardava.

A Terra Santa é cercada por montes e vales, montes e vales, montes e vales...Uma cadeia montanhosa em direção ao norte é o início da Galiléia, região onde Jesus passou sua infância ( sua juventude não se sabe ao certo, os evangelhos não tratam) e onde ministrou boa parte de seus ensinamentos, certamente. Na época de Jesus, os judeus viviam em  vilarejos, como Nazaré, rodeados por uma minoria pagã.

Segundo nosso guia local, na época de Jesus, Nazaré era um pequeno vilarejo com cerca de 300 pessoas.

Hoje, Nazaré tem  dezenas de milhares de habitantes. É a maior cidade árabe-mulçumana do Estado de Israel. Aqui cabe uma observação: por que na Terra de Jesus, a grande maioria é de Judeus e Mulçumanos?( estima-se que apenas 3% da população seja cristã). Seguinte: quando o império romano se converteu ao cristianismo, com o Imperador Constantino a partir do ano 324 , a Terra Santa tornou-se um território de maioria cristã. Mas em 638, a região foi conquistada pelos mulçumanos e, aos poucos, pelo óbvio, a demografia foi se modificando. Surgiram os conflitos na região de ordem política e religiosa, promovendo um êxodo de cristãos em todo o Oriente Médio.

Estivemos em Belém e a situação dos cristãos por lá não é nada fácil... Os que ainda restam, se ajudam através de cooperativas, vivendo das vendas de artigos religiosos para turistas cristãos,sem contar que, a região está sob “domínio” da autoridade palestina, que está sob vigia constante do Estado de Israel.Tem muita gente passando necessidade por lá... Muito triste a situação de Belém. Logo Belém, onde o Mestre nasceu para dar vida e luz ao mundo, embora as pessoas desse mundo não souberam naquela época, tão pouco nos dias atuais,  enxergar a luz  e contemplar a vida.

Enfim, voltando  a Nazaré...

Visitamos as  ruínas da cidade de Nazaré, onde a tradição aponta como a  casa de Maria. As ruínas estão cobertas pela atual Basílica da Anunciação, a maior igreja do Oriente Médio. Essa basílica é dedicada  à Maria. No seu interior,( que abriga as ruínas cidade de Nazaré )a tradição aponta o local onde o anjo Gabriel anunciou a gravidez de Maria, a gruta da anunciação.

Quando você adentra na  Basílica, quando se aproxima da gruta, é tomado por uma forte emoção. Emoção que envolve o peregrino em  toda sua jornada, com picos de mais ou menos intensidade. Mas é impossível - para aqueles que conservam o mínimo de fé- não se emocionar.

Visitamos também a igreja de São José que em seu subterrâneo encontra-se uma carpintaria(segundo estudiosos da época). Como na época de Jesus Nazaré era bem pequena e como era pouco provável haver outra carpintaria,  associaram o local à oficina de José, até porque, encontra-se bem próxima à casa de Maria.Depois da visitação, almoçamos em Nazaré para na parte da tarde visitarmos o Vale de Jezrael.

Seguimos para Jezrael. Logo avistamos um vale verde e fértil, a cidade bíblia de Megido. Devido a essa condição, fertilidade, Jezrael possui agricultura produtiva até os dias de hoje. Próximo , há um manancial de água que nunca seca. Nessas proximidades, nos relatava o guia, passava uma importante rota comercial, uma das mais importantes da antiguidade, a chamada Via Maris, que ligava o antigo Egito à Mesopotâmia.

Fica claro que, um lugar fértil e importante rota de comércio, forma-se um vilarejo. Alguns séculos mais tarde, uma nova civilização, mais forte, já cobiçava esse mesmo lugar, destruindo o assentamento anterior. Como na época antiga não haviam máquinas de terraplanagem para limpar o terreno , o jeito era cobrir as ruínas e construir novas casas em cima. E assim, sucessivamente, por muitos séculos. Resultado: arqueólogos, como já disse anteriormente, encontraram 20 camadas de diferentes civilizações, uma construída sobre a outra!!!

Nesse vale, muito cobiçado, aconteceram várias batalhas. Na época bíblica há muitos relatos Na idade média também. Aliás, foi na idade média que aconteceu umas das maiores batalhas da história, onde pela primeira vez os mongóis foram derrotados pelos mamelucos, a batalha de Ain Jalut. Essa batalha é pouco conhecida pelos ocidentais mas de fundamental importância para o rumo que toda história terrena teve, em especial para toda aquela região.E, mais recentemente, o general inglês Alleby venceu as forças turco-otomanas.

Não à toa, o apocalipse de João localiza nesse vale a batalha final que inaugurará um período de paz universal.O Armagedon que em hebraico “ar” significa monte e “magedon” é Megido  Em Ap 16:16.
Assim, visitamos o pico do Tel Megido , um monte que, visto de longe parece um monte natural, mas na verdade é o efeito da construção de assentamentos sobe assentamentos.Loucura, não? Ao mesmo tempo incrivelmente fantástico. Do alto de Tel Megido, inesquecíveis paisagens!Além de contemplar toda planície verde, temos uma visão bem ampla de Nazaré.

Próxima parada? Local onde houve a multiplicação de pães e peixes; porto de Cafarnaum ( onde eu mais gostei) onde os apóstolos pescavam, onde Jesus andou sobre as águas...Local onde aconteceu o Sermão das Montanhas!!! ( fica um ao lado do outro, por isso foi o local que mais gostei, onde desejei ficar mais tempo e onde vou voltar)
Até.
Entrada da Igreja da Anunciação.
                                               

 
Ao fundo, a gruta da anunciação.

A gruta da anunciação ( sobre a gruta e todas as ruínas da casa, construiu-se a Basílica da Anunciação)

São José.
Ruínas casa Maria.

Parte da Casa de Maria.Sobre o pilares, a Basílica.
                                     

                                        
Carpintaria antiga, em Nazaré. Atribui-se o local a José, pai do Mestre.

Local da carpintaria.



Centro de Nazaré. Ao fundo a cúpula da Basílica.

Por dentro da  Basílica.
                                      


Subida do Monte Tel Megido.

subindo...

descendo...


Vista do alto do  monte ( monte artificial, construído pelo assentamento de diversas civilizações). Ao 












Vista de Nazaré.


Vista de Nazaré do alto do Tel Megido.



                                     

                                        

Terra Santa - Parte II


No post passado, falei que nossa próxima parada seria Jeszrael/Armagedon. Na verdade, próxima parada foi o Monte Tabor, local apontado pela tradição onde teria ocorrido a transfiguração do Mestre Jesus.

Quando a gente ouve ou lê a Bíblia, imaginam-se, talvez, lugares muitos longínquos onde Jesus percorreu. Contudo, Israel  não é um Estado muito grande e Jesus, salvo o período em que nada se sabe sobre sua vida, sacerdócio, enfim, por onde andou e o que fez ( dos 10 aos 30 anos aproximadamente), o Mestre não caminhou tão distante de Nazaré, com algumas exceções. Lá, do Monte Tabor, podemos ver  boa parte da cidade de Nazaré e uma vasta planície. Embora boa parte de Israel ( pelo menos do que eu pude ver) seja cercada de montes e vales, o Monte Tabor parece meio que solitário entre muitas planícies.Lindas planícies.Espalhadas pelo Monte, uma bonita vegetação em meio ao calcário...  Aqui, ao escrever, sinto, novamente, todas as sensações ali vividas, sentidas... O que meus olhos puderem contemplar e compreender. Aquelas terras... Aquele céu... Aquele ar, as paisagens, a vegetação... Nazaré.



Subimos o Monte de ônibus até certa parte e, depois, por meio de pequenas vans que já ficam em locais estratégicos para levar os peregrinos até o ápice do monte. Lá, de fato, constata-se: Jesus era um verdadeiro atleta pra subir todo aquele monte!!! Gente é muito alto!Só pra vocês terem noção, o Convento da Penha, aqui em Vila Velha-ES, tem 154 metros de altitude e já desencoraja bastante gente de subir a pé, imaginem quase 05 vezes mais alto??? O Monte Tabor tem 558 metros de altitude, considerando o nível do mar.  Tem quase a altura do Cristo Redentor com 710 metros de altitude. Era ou não era atleta???

A vista é bonita e te traz uma sensação de paz!

Lá, construiu-se uma bonita basílica, a Basílica da transfiguração. Ela enaltece a transfiguração do Mestre em suas pinturas, verdadeiras obras de arte. Vale lembrar que ali foram construídos e reconstruídos santuários ( assim como em Jerusalém) por conta de várias dominações diferentes com interesses nas terras de Israel. Por fim, o monte ficou abandonado até a chegada dos Franciscanos, em 1631. Aliás, todos os santuários católicos  da Terra Santa estão sob a custódia dos franciscanos.Isso data desde o século XIII. Claro, a finalidade é preservar os locais considerados santos para que todos possam conhecê-los.

Depois, partimos para o outro local em  Nazaré, onde possivelmente foi o local onde se realizou o milagre de transformação da água em vinho. Sobraram as ruínas,  hoje preservadas e, como já dito, sob custódia dos Franciscanos.Quando falo possivelmente, vale sempre lembrar que, além das inúmeras tentativas de denominações, naquela época, sobre as ruínas, ao invés de se reconstruir a cidade partindo das ruínas, aterravam tudo e assentavam novas moradias... Arqueólogos já chegaram a encontrar 15 cidades construídas umas sobre as outras.  É difícil de imaginar isso hoje. Mas isso era bastante comum...
Depois, fomos visitar uma loja de produtos religiosos. Hora de gastar os primeiros dólares... rs
Por falar em gastar dólares na Terra Santa, sugiro trocar no máximo 50 dólares em moeda local – shekel. Lá,eles super valorizam o shekel nas proximidades de locais onde há, justamente, maior concentração de peregrinos. Você pode comprar quase tudo em dólares. No final, quando eu fizer um Post sobre dica de compra, falo melhor sobre essa questão de trocar moeda, usar dólares e uso do inglês na comunicação e sobre alimentação.

Bom, tomamos um bom café e voltamos para o maravilhoso hotel.

No caminho, de volta, as sensações do dia vivido. Tudo tão especial. Tão marcante tão emocionante. Já no hotel, criava as expectativas para conhecer o local onde Jesus passou sua infância, talvez sua juventude e de onde ministrou boa parte de seus ensinamentos.
Agora sim: nossa próxima parada será Centro de Nazaré e o vale de Jezrael/Armagedon
Até.

Essa foto panorâmica do Monte Tabor, busquei no google.

Google.

Vista de dentro do ônibus do Monte Tabor.

Quase chegando.

Saída da Basílica, já no alto do Monte.


A Basílica da Transfiguração . no topo do Monte( Tia e mãe na foto e alguns membros do grupo)

Por dentro da Basílica.

Um pouco da vegetação do Monte.Ao fundo, linda planície.


Mais vegetação do Monte.
Sala onde, possivelmente, Jesus transformou água em vinho. Criaram um pequeno altar para celebrações.Do local, sobraram apenas ruínas.

Por dentro da ruína, onde a tradição aponta  o local do 1º milagre de Jesus ( transformação água em vinho)


Agora é hora de tomar um bom cafezinho!!!
Sabe o que a gente tava olhando? Juro que eu também não...rs 

Loja em Nazaré: tudo belo e tudo CARO!!!

Já no quarto do hotel, esse bonito por de sol em Nazaré.
Saudade...

É claro que eu tirei muitas fotos. Foram mais de 2.000 mil. Mas postei apenas algumas, até porque,as melhores e mais bonitas, estão ainda com meu amigo Roberto, fotógrafo do grupo que teve o prazer de dormir comigo...rs









Terra Santa - parte I

Desde pequeno sempre quis conhecer a Terra Santa. Embora eu tenha nascido em condições financeiras nada favoráveis, eu havia prometido a minha mãe que a levaria para conhecer a Terra Santa ( seu maior sonho) e esse dia chegou. As condições para tanto eu já  havia adquirido bem antes - me refiro a financeira-  mas me faltava o tempo... Esse ano resolvi não adiar mais. E assim, viajei com minha mãe e ainda estendi o  convite para algumas tias. Uma delas pode viajar conosco.Que bom! Esse é um resumo do primeiro dia de passeio. Mas é resumo mesmo!!! Depois eu posto a continuação.

Viajamos dia 13/10/14 . Foram 11 horas de vôo até Paris, local de conexão. Depois, mais 4:30hs de vôo  até Israel.

Desembarcamos em Tel Avi dia 14/10/2014. Nossos passaportes não puderem ser “carimbados”, pois, caso assim  fosse, não poderíamos entrar em outros países que não reconhecem o Estado de Israel e declaram-se , verdadeiramente, inimigos de Israel. Assim, recebemos uma espécie de ticket de entrada, sendo o mesmo procedimento para a saída. O aeroporto de Tel Aviv é um dos mais seguros do mundo, tanto pra entrar e , principalmente, para sair.De fato, Israel está envolto por países declaradamente inimigos.

Bom, depois de todo um aparato de segurança, o grupo, finalmente, foi recepcionado pala equipe  em Israel. Saímos do Brasil com um guia local ( viajamos pela Caprice Turismo) e lá tivemos a Cia de outro guia, além de termos realizado a viagem com a agradável companhia de Padre Itamar, da paróquia de Nova Odessa , interior e SP, cujo padroeiro é São Jorge. E salve São Jorge! No grupo de 29 pessoas, 27 eram católicos, uma irmã protestante e eu , espírita, quer dizer, espiritualista. E não tivemos problemas – nem deveria haver- com as pequenas “diferenças”. Todos participamos de tudo, tanto nas missas, quanto em todos os lugares, mesmo aqueles que nada tinham a ver com a peregrinação, como por exemplo, o museu do holocausto.

Havia um confortável ônibus a nossa espera e fizemos um rápido Tour por Tel Aviv que tem cerca de 500 mil habitantes, sendo a segunda maior cidade de Israel, perdendo apenas para Jerusalém.Linda a cidade!!! Tem uma bonita costa. Bela praia. É um local mais livre pra se viver, tanto em cultura, quanto no quesito religião, sexo e etc. É o local mais “jovem” de Israel, ( pouco mais de 100 anos) e as embaixadas se encontram lá. Por isso, muitos acham que Tel Aviv é a capital de Israel. Na verdade, como há quase que um eterno conflito sobre Jerusalém, porque os palestinos reivindicam parte de Jerusalém, os países decidiram se instalar com suas embaixadas em Tel Aviv até que se decida a questão Jerusalém. Contudo, Jerusalém é a Capital de Israel.Isso se deu em 1949, após Israel declarar sua independência, declarando Jerusalém como sua capital e transferindo todos os ministérios para lá. Depois de um rápido Tour, fomos para o hotel descansar. Hotel maravilhoso. Kfar Maccabiah.

Pernoitamos lá, para logo cedo iniciar nossa peregrinação. Assim, 15/10/14, fomos cedo conhecer a região de Cesaréia.

Cesaréia.

Saímos do hotel e seguimos rumo ao norte, pela costa da Terra Santa, acompanhando o azulado mar mediterrâneo. Por mais que se tirem fotos, belas fotos, somente ao vivo de tem a verdadeira noção de quanto é belo o mar mediterrâneo. Apaixonante!E pensar que aquelas águas, quase plácidas, já comportaram no passado verdadeiros tsunamis.

Essa região é bem arenosa, sendo a areia originária do deserto do Saara, transportada pelo Rio Nilo e depois por correntes marítimas, segundo nos informou o guia local ( aliás, demos sorte! Excelente guia, seu nome: Ariel Finguerman. O cara é formado em jornalismo e filosofia e é PHD em estudos da religião, em Tel Aviv. Não poderia haver guia melhor, além de bem atencioso e simpático, tal como a guia que nos conduziu do Brasil, Sandra)

Nessa região, devido ao terreno arenoso, sempre foi difícil a agricultura e, por esta razão, na época de Jesus,  os judeus não viviam na costa, e sim nas montanhas ( ao redor de Jerusalém e na Galiléia). Os que ali viviam, eram povos que sabiam construir navios e sobreviviam do comércio internacional, como os  fenícios e os filisteus.Também habitava ali um povo pagão, de cultura grego-romana. Foi por isso que o rei * Herodes, ( Herodes embora judeu, foi escolhido pelos Romanos para governar aquelas terras em nome de Roma) em seus cálculos políticos para agradar a população pagã decidiu construir quase do nada ( ela havia apenas um pequeno vilarejo) uma típica cidade romana. Até hoje, uma visita a Cesaréia impressiona, com o teatro construído por Herodes, o hipódromo onde se realizava corrida de cavalos e  o famoso anfiteatro onde gladiadores lutavam até a morte.O local é muito bonito, pois está banhado pelo mar mediterrâneo que é lindo demais.

Depois da morte de Herodes, os romanos decidiram governar  diretamente a região central da Terra Santa que incluía a Cesaréia e Jerusalém. Como Cesaréia tinha tudo que o  governo romano mais gostava( teatro, hipódromo e etc) a cidade foi escolhida para ser a sede  do governador romano, o tal Pôncio Pilatos.

*Herodes governou a Terra Santa de 37 a.c até 4 a.c, ou seja, durante 33 anos.Seus últimos dias de vida coincidiram com os primeiros anos de Jesus.Não devemos confundi-lo com seu filho Herodes Antipas,  que conheceu Jesus. Na bíblia, há uma única citação a Herodes, quando ele mandou matar  a todos os meninos da cidade com menos de dois anos de idade, pois, soubera que um novo rei havia nascido em Belém, tendo despacho seus guardas para o trágico feito.

Monte Carmel.


Continuando nossa peregrinação pela costa, chegamos ao Monte Carmel, na cidade de Haifa,a terceira mais importante do país,  muito citada no antigo testamento.Ali situa-se o convento das Carmelitas, sede mundial desta ordem católica. A natureza é bem verde e exuberante. Lá tivemos um agradável almoço, com exceção do nosso feijão de cada dia...rs Lá é raro de se ter e quando o  fazem - na tentativa de nos agradarem- não fica muito bom.

O local é uma ótima oportunidade para observamos  a mata selvagem bíblica e em especial duas árvores: o carvalho e o terebinto.O carvalho a gente reconhece facilmente, basta se lembrar do fruto que o esquilo tanto persegue no  filme “ A era do gelo” . Estas duas árvores sempre foram muito citadas no antigo testamento.Povos antigos adoravam as árvores...Depois visitamos um belo jardim que descrevo em uma da fotos.

E de lá, partimos para  para Nazaré!

E nossa  próxima parada foi o Vale de Jezrael/Armagedon.

Até lá!

Viajamos pela AirFrance. Tripulação maravilhosa. A comida nem tanto.
Eu e mami à espera do vôo pra Tel Aviv.
Enfim, chegamos! Será que a gente passa?



Tia e mãe, passeando por Cesaréia.
Cesaréia.




Mar ao fundo e garrafinha de água na mão pra matar a sede!!! E como é quente!!!




Cesaréia, banhada pelo Mar Mediterrâneo.


Teatro ao ar livre construído por Herodes. Todo mundo prestando atenção na orientação do guia Ariel.



Ruínas em Cesaréia.

Dilsa, vamos aproveitar o hotel que alegria de peregrino pobre dura pouco...rs

Sim, Benilda! E vamos aproveitar a gororoba também!

Saudade de quem ficou...




Vista do Monte Carmel. ( ao fundo mar mediterrâneo)

Outra vista do Monte Carmel.


Vista do Monte Carmel.

O Prato tá vazio. Mas se tem padre tá tudo bom!

Visitamos esse lindo jardim dos Bahai, uma religião nova, fundada no século XIX no Irã que escolheu a cidade de Haifa como sua sede mundial.( próximo ao Monte Carmel)

E já é quase noite em Tel Aviv!




Feliz 2024!!!

  O exemplo do vídeo acima, é isso que te desejo pra 2024. Que a gente não esconda a saudade! Que a verdade prevaleça! Que os bons sen...