O bobo que há em mim




Por mais que a gente tente dizer pra nós mesmos que não nos importamos muito com opiniões e atitudes alheias, isso é uma quase verdade, pelo menos pra mim.

Muitas vezes me perguntou se não sou de fato aquela espécie de bobo... Bobo porque tento ter amizade das pessoas, “só” amizade mesmo, e talvez, seja mal compreendido. Bobo porque já tentei me reaproximar de pessoas que fizeram parte da minha vida não com intuito de resgatar algo a não ser a tal da amizade, da consideração e novamente fui mal compreendido.

Bobo porque não vejo mal algum em ser amigo de uma mulher, e muitas vezes quando o que quero é a oportunidade de apenas conhecer e fazer mais um ciclo de amizade, independente do gênero masculino/feminino, também sinto que posso estar sendo mal interpretado. Que muitos homens só se aproximam de mulheres com 5ª intenções é verdade. Mas será que todo cara tem que pagar por isso? Por que eu não posso me aproximar de uma mulher apenas por amizade? Que mal há nisso? Eu tô longe da santidade, bem sei. Mas devo ser muito inocente ou no sentido mais pejorativo, aquele bobo que não entende certas coisas, pessoas e atitudes, e talvez além de bobo esteja na minha inocência fazendo papel de chato, daquele “ que não se toca”...será?

Apesar do tempo curto, navego pela internet e através dela conheci grandes pessoas, amizades saudáveis das quais algumas já tive o prazer de conhecer pessoalmente. Fora da internet conheço muita gente e continuo a conhecer. Penso que vivemos num tempo onde a aproximação de pessoas, idéias e ideais são necessários, muito salutar e em alguns casos imprescindível. Quando encontramos pessoas de mente clara, receptivas a isso, as coisas fluem de forma muito natural. Você não precisa estar na casa de alguém todo dia , ou todo fim de semana pra dizer que é amigo. Tão pouco se falar todos os dias por qualquer meio possível de comunicação para dizer que é amigo.

Amigo como todos dizem é aquele que está pronto pra te ouvir, aconselhar, ajudar, puxar a orelha, rir, jogar conversa fora, enfim, quando vc realmente precisa ele está ali, independente do tempo, da hora e de quando foi e como foi o último contato.

Tenho uma amiga muito querida que da época da faculdade que faz tempo mora bem longe daqui, de onde moro. Perdemos contato, e tempos atrás, bem recente, conseguimos nos falar novamente: ela no Pará e eu aqui , no ES. Nos falamos vez ou outra no MSN. Nossa, é tão bom... É tão sincero, tão real... Sinto o enorme carinho que temos um pelo outro e a gente não precisa bater ponto no MSN pra isso.Maturidade é outra coisa. É claro que gostaríamos de falar pessoalmente, dar aquele abraço; mas essa falta momentânea não cortou nossos principais laços: carinho, admiração e amizade.

Por meio até “incompreensível” acabei conhecendo o ex namorado de uma ex namorada, porque passei a ler, acompanhar o blog dele. Me identifiquei com as coisas que ele expressa, e um dia resolvi comentar seu blog. Nunca nos vimos, mas sei que mantemos respeito um pelo outro e tanto eu quanto ele nos consideramos amigos, porque embora a gente não confidencie coisas e etc, têm acontecimentos que só quem os vive sabe o que significa de fato, sem maiores explicações. São as aproximações inevitáveis.

Mas no geral, ele e poucos são de fato exceções. E eu sou um cara que quer ser amigo mesmo, acredito e fico como todo mundo decepcionado quando percebo que na verdade àquela amizade fora baseada em interesses. É que até pra ser bobo existe um limite e eu percebo quando o “amigo” não é mais amigo. Da mesma forma, sigo acreditando nas pessoas, que podemos dividir coisas boas, conhecimentos, risos, ajuda mútua ou um simples papo descontraído, mas que o desejo de ficar próximo é pela vontade que tenho de que todas pessoas possam ser pra todas pessoas alguém em que podemos nos alegrar por ter em nosso convívio, seja de que maneira for, com aquilo que o outro pode oferecer, por ”menor” que seja sua doação.

De fato eu não gosto de ser nem me sentir bobo. Mas tenho medo de me tornar frio e pouco receptivo. Mas também não posso mendigar a consideração de ninguém, nem fazê-los acreditar no que eu acredito. Realmente a maldade está no coração de cada um, e não quero mais me sentir bobo, nem ser feito de.Quando o outro achar que pode encontrar em mim alguém que só quer um pouco de consideração e retribuir da mesma forma como cidadão desse grande mundo, certamente estarei aqui, até porque ninguém é obrigado a querer minha amizade, né? O fato é que a partir de hoje estou decretando meu final de estágio “bobo”, ou pelo menos tentando. Das pessoas do passado que tentei me reaproximar e não quiseram, fiz de coração aberto, quando perceberem ( se perceberem) que erraram oferecendo seu desprezo, que façam o mesmo que eu fiz. Os do presente idem. É que nesse exato momento estou decretando o final do meu estágio ( e bem demorado) de bobo.

Por fim, devo ter tido algumas vantagens nesse longo período como “bobo”. Agi sempre como menino, sem enxergar tanta maldade e isso me manteve e manterá com o coração honesto e inocente, guardada às devidas proporções. E sem nenhuma modéstia, pena de quem não viu, soube e não reconheceu.

E aviso aos meus amigos que a vocês me manterei bobo, como sempre fui. Um bobo que só vocês conhecem; privilégio só de vocês;)

Feliz 2024!!!

  O exemplo do vídeo acima, é isso que te desejo pra 2024. Que a gente não esconda a saudade! Que a verdade prevaleça! Que os bons sen...