Terra Santa - parte I

Desde pequeno sempre quis conhecer a Terra Santa. Embora eu tenha nascido em condições financeiras nada favoráveis, eu havia prometido a minha mãe que a levaria para conhecer a Terra Santa ( seu maior sonho) e esse dia chegou. As condições para tanto eu já  havia adquirido bem antes - me refiro a financeira-  mas me faltava o tempo... Esse ano resolvi não adiar mais. E assim, viajei com minha mãe e ainda estendi o  convite para algumas tias. Uma delas pode viajar conosco.Que bom! Esse é um resumo do primeiro dia de passeio. Mas é resumo mesmo!!! Depois eu posto a continuação.

Viajamos dia 13/10/14 . Foram 11 horas de vôo até Paris, local de conexão. Depois, mais 4:30hs de vôo  até Israel.

Desembarcamos em Tel Avi dia 14/10/2014. Nossos passaportes não puderem ser “carimbados”, pois, caso assim  fosse, não poderíamos entrar em outros países que não reconhecem o Estado de Israel e declaram-se , verdadeiramente, inimigos de Israel. Assim, recebemos uma espécie de ticket de entrada, sendo o mesmo procedimento para a saída. O aeroporto de Tel Aviv é um dos mais seguros do mundo, tanto pra entrar e , principalmente, para sair.De fato, Israel está envolto por países declaradamente inimigos.

Bom, depois de todo um aparato de segurança, o grupo, finalmente, foi recepcionado pala equipe  em Israel. Saímos do Brasil com um guia local ( viajamos pela Caprice Turismo) e lá tivemos a Cia de outro guia, além de termos realizado a viagem com a agradável companhia de Padre Itamar, da paróquia de Nova Odessa , interior e SP, cujo padroeiro é São Jorge. E salve São Jorge! No grupo de 29 pessoas, 27 eram católicos, uma irmã protestante e eu , espírita, quer dizer, espiritualista. E não tivemos problemas – nem deveria haver- com as pequenas “diferenças”. Todos participamos de tudo, tanto nas missas, quanto em todos os lugares, mesmo aqueles que nada tinham a ver com a peregrinação, como por exemplo, o museu do holocausto.

Havia um confortável ônibus a nossa espera e fizemos um rápido Tour por Tel Aviv que tem cerca de 500 mil habitantes, sendo a segunda maior cidade de Israel, perdendo apenas para Jerusalém.Linda a cidade!!! Tem uma bonita costa. Bela praia. É um local mais livre pra se viver, tanto em cultura, quanto no quesito religião, sexo e etc. É o local mais “jovem” de Israel, ( pouco mais de 100 anos) e as embaixadas se encontram lá. Por isso, muitos acham que Tel Aviv é a capital de Israel. Na verdade, como há quase que um eterno conflito sobre Jerusalém, porque os palestinos reivindicam parte de Jerusalém, os países decidiram se instalar com suas embaixadas em Tel Aviv até que se decida a questão Jerusalém. Contudo, Jerusalém é a Capital de Israel.Isso se deu em 1949, após Israel declarar sua independência, declarando Jerusalém como sua capital e transferindo todos os ministérios para lá. Depois de um rápido Tour, fomos para o hotel descansar. Hotel maravilhoso. Kfar Maccabiah.

Pernoitamos lá, para logo cedo iniciar nossa peregrinação. Assim, 15/10/14, fomos cedo conhecer a região de Cesaréia.

Cesaréia.

Saímos do hotel e seguimos rumo ao norte, pela costa da Terra Santa, acompanhando o azulado mar mediterrâneo. Por mais que se tirem fotos, belas fotos, somente ao vivo de tem a verdadeira noção de quanto é belo o mar mediterrâneo. Apaixonante!E pensar que aquelas águas, quase plácidas, já comportaram no passado verdadeiros tsunamis.

Essa região é bem arenosa, sendo a areia originária do deserto do Saara, transportada pelo Rio Nilo e depois por correntes marítimas, segundo nos informou o guia local ( aliás, demos sorte! Excelente guia, seu nome: Ariel Finguerman. O cara é formado em jornalismo e filosofia e é PHD em estudos da religião, em Tel Aviv. Não poderia haver guia melhor, além de bem atencioso e simpático, tal como a guia que nos conduziu do Brasil, Sandra)

Nessa região, devido ao terreno arenoso, sempre foi difícil a agricultura e, por esta razão, na época de Jesus,  os judeus não viviam na costa, e sim nas montanhas ( ao redor de Jerusalém e na Galiléia). Os que ali viviam, eram povos que sabiam construir navios e sobreviviam do comércio internacional, como os  fenícios e os filisteus.Também habitava ali um povo pagão, de cultura grego-romana. Foi por isso que o rei * Herodes, ( Herodes embora judeu, foi escolhido pelos Romanos para governar aquelas terras em nome de Roma) em seus cálculos políticos para agradar a população pagã decidiu construir quase do nada ( ela havia apenas um pequeno vilarejo) uma típica cidade romana. Até hoje, uma visita a Cesaréia impressiona, com o teatro construído por Herodes, o hipódromo onde se realizava corrida de cavalos e  o famoso anfiteatro onde gladiadores lutavam até a morte.O local é muito bonito, pois está banhado pelo mar mediterrâneo que é lindo demais.

Depois da morte de Herodes, os romanos decidiram governar  diretamente a região central da Terra Santa que incluía a Cesaréia e Jerusalém. Como Cesaréia tinha tudo que o  governo romano mais gostava( teatro, hipódromo e etc) a cidade foi escolhida para ser a sede  do governador romano, o tal Pôncio Pilatos.

*Herodes governou a Terra Santa de 37 a.c até 4 a.c, ou seja, durante 33 anos.Seus últimos dias de vida coincidiram com os primeiros anos de Jesus.Não devemos confundi-lo com seu filho Herodes Antipas,  que conheceu Jesus. Na bíblia, há uma única citação a Herodes, quando ele mandou matar  a todos os meninos da cidade com menos de dois anos de idade, pois, soubera que um novo rei havia nascido em Belém, tendo despacho seus guardas para o trágico feito.

Monte Carmel.


Continuando nossa peregrinação pela costa, chegamos ao Monte Carmel, na cidade de Haifa,a terceira mais importante do país,  muito citada no antigo testamento.Ali situa-se o convento das Carmelitas, sede mundial desta ordem católica. A natureza é bem verde e exuberante. Lá tivemos um agradável almoço, com exceção do nosso feijão de cada dia...rs Lá é raro de se ter e quando o  fazem - na tentativa de nos agradarem- não fica muito bom.

O local é uma ótima oportunidade para observamos  a mata selvagem bíblica e em especial duas árvores: o carvalho e o terebinto.O carvalho a gente reconhece facilmente, basta se lembrar do fruto que o esquilo tanto persegue no  filme “ A era do gelo” . Estas duas árvores sempre foram muito citadas no antigo testamento.Povos antigos adoravam as árvores...Depois visitamos um belo jardim que descrevo em uma da fotos.

E de lá, partimos para  para Nazaré!

E nossa  próxima parada foi o Vale de Jezrael/Armagedon.

Até lá!

Viajamos pela AirFrance. Tripulação maravilhosa. A comida nem tanto.
Eu e mami à espera do vôo pra Tel Aviv.
Enfim, chegamos! Será que a gente passa?



Tia e mãe, passeando por Cesaréia.
Cesaréia.




Mar ao fundo e garrafinha de água na mão pra matar a sede!!! E como é quente!!!




Cesaréia, banhada pelo Mar Mediterrâneo.


Teatro ao ar livre construído por Herodes. Todo mundo prestando atenção na orientação do guia Ariel.



Ruínas em Cesaréia.

Dilsa, vamos aproveitar o hotel que alegria de peregrino pobre dura pouco...rs

Sim, Benilda! E vamos aproveitar a gororoba também!

Saudade de quem ficou...




Vista do Monte Carmel. ( ao fundo mar mediterrâneo)

Outra vista do Monte Carmel.


Vista do Monte Carmel.

O Prato tá vazio. Mas se tem padre tá tudo bom!

Visitamos esse lindo jardim dos Bahai, uma religião nova, fundada no século XIX no Irã que escolheu a cidade de Haifa como sua sede mundial.( próximo ao Monte Carmel)

E já é quase noite em Tel Aviv!




Feliz 2024!!!

  O exemplo do vídeo acima, é isso que te desejo pra 2024. Que a gente não esconda a saudade! Que a verdade prevaleça! Que os bons sen...