A tragédia nossa...


...de cada dia.


Não sei exatamente se tragédia, em todo seu sentido literal, existe desde os primórdios da civilização. Talvez a própria criação desse universo tenha sido uma tragédia nos moldes como se deu e em todos os seus desdobramentos. Fato é que, ao nosso tempo , tragédia , infelizmente, incorporou-se ao cotidiano de quase toda civilização humana.

Me recordo de Aristóteles, quando sustentava o pensamento de que a tragédia, quando vista pelo homem, quer seja real, quer seja por meio de encenação, criava no espectador sentimentos, como, por exemplo, o de piedade e, com isso, levaria o homem a um estado de catarse. A tragédia era, pois,educativa. Que me perdoe o gênio da filosofia, mas, pelo menos nesses tempos que tempos vivido, a tragédia tem criado no homem outros sentimentos que o levam não à catarse de Aristóteles, mas ao estado de impotência, desespero, medo, ansiedade, fobia, descrença, revolta e etc.


A questão da violência, do narco tráfico, da corrupção, da falta de educação, dos hospitais mortos e etc, vem desde o nascimento desse país para o velho mundo. Até hoje, no Brasil, só esteve no poder gente bandida,sem caráter, sem escrúpulo algum. O processo se deteriorou bem mais com o advento da redemocratização.

Vejo o povo dividido, defendendo políticos corruptos que são perdulários em causa própria. De Sarney ao atual governo, todos são bandidos, chefes de quadrilhas que apenas se revezaram no poder. Por isso, esse país sofre da forma como todos vemos e sentimos. Nosso povo é pacífico, omisso e às vezes até conivente com tudo isso que vemos. Nossas entranhas carregam o DNA da maldita corrupção, o famoso jeitinho brasileiro, mas queremos a mudança que não existe dentro de nós.

O Brasil , de fato, será eternamente o país do futuro que nunca chega.

Por isso que muitos estão buscando novas fronteiras, em busca de segurança, qualidade de vida. É triste deixar um país tão lindo, mas igualmente triste perceber todas essas coisas e saber que , ao depender da coletividade, muito pouco podemos.É que vivemos esperando que outros façam por nós a quota que nos cabe na mudança que queremos.

Não sei se ao meu tempo ainda verei o meu país reinar como merece. Até lá, busco refúgio em terras distantes, e aos que julgam com o chavão de “não passam de covardes” , devo informar: não é covardia. É puro instinto de sobrevivência.






Feliz 2024!!!

  O exemplo do vídeo acima, é isso que te desejo pra 2024. Que a gente não esconda a saudade! Que a verdade prevaleça! Que os bons sen...