Tropa de elite! O filme.

Hoje o dia foi cheio e cansativo. No meio da agenda apertada ainda fui visitar clientes no Norte do Estado. Na volta, havia descidido parar no cinema para assistir ao filme “ Tropa de Elite”. Muito se comentava, quase comprei a versão pirata. Mas por uma série de questões que não vêm ao caso agora, decidi esperar a estréia no cinema.

Com exceção de um ator, que achei fraco seu desempenho ( ator que ao final do filme assumiria o "lugar" do capitão Nascimento) posso dizer que gostei muitíssimo do filme. Não é apenas uma estorinha.É uma realidade retratada à luz da “ficção” cinematrográfica.

É que, particularmente, fico indignado quando ouço uns idiotas falarem: “mas eu não sou traficante, não mato, nem roubo. Só fumo meu baseado na boa, com meu dinheiro, sem prejudicar ninguém”. Sem prejudicar ninguém o caralho!!!! (ainda sob efeito do filme...rs). Toda vez que alguém consome seu amargo baseado, está financiando toda essa violência trazida pelo tráfico de drogas. Quem tem grana, sustenta seu vício.Quem não tem, começa a roubar, matar... As mulheres geralmente se prostituem, quase sempre.E reduto de bandido é na favela. (Têm vários em Brasília é verdade)Mas há na favela muita gente de bem. Pessoas ávidas por uma oportunidade. Crianças que têm seus direitos roubados... Direitos à cidadania, educação, vida digna. São recrutadas por traficantes desde cedo, treinadas para matar ou morrer. Delas lhes tiraram à alma, coração. Não sabem exatamente ao que vieram. Na maioria, poucas vislumbram uma -chance. Tudo para quê? Para você imbecil fumar seu baseado, na boa.Fora a bandidagem e corrupção que todos sabem existir nas corporações militares, -aliás em quase todo meio público- ( em quase todo ou em todo?) da qual se fazem vistas grossas.

Enquanto isso, do lá de lá, em Brasília, o excelentíssimo presidente manda a avisar que a economia vai muito bem. Ah tem mais 50 viagens ao exterior ainda esse ano, porque como se sabe, é preciso fazer “companheiros” no mercado externo. Sim, sim, a economia vai muito bem e portando, está tudo lindo e perfeito. Cuidar do social? Imagina, governo não tem que cuidar do social. Governo tem que cuidar de superávit primário, de saldo positivo na balança comercial, porque se assim não for, aí sim as coisas vão de mal a pior, afinal de contas, sem grana no bolso do governo não tem viagem pra Maresias, a compra da casa de campo, da fazenda, o triplex luxuoso, o jato, o carro importado, emprego pra amigos íntimos e familares, jantar em restaurante fino, Paris, Nova York e adjacências...

Well, não sou crítico de cinema. Mas está aí um filme que valeu a pena!
De tudo, vim embora afirmando: Quem dera não fosse real...

(E me deu uma vontade danada de entrar para o BOPE)...rs

Feliz 2024!!!

  O exemplo do vídeo acima, é isso que te desejo pra 2024. Que a gente não esconda a saudade! Que a verdade prevaleça! Que os bons sen...